×
  (88) 98117.7744

Áreas de Atuação

Doença diverticular dos cólons e diverticulite

Doença diverticular do cólon é o nome dado à condição clínica em que há presença de divertículos , isto é, de saculações na parede do intestino grosso.

Esses pequenos sacos geralmente ocorrem nas áreas de fraqueza do cólon próximas aos vasos sanguíneos da parede intestinal , sendo mais frequentes no cólon sigmoide, um segmento do lado esquerdo do órgão.

A seguir, vamos explicar com mais detalhes o que é doença diverticular do cólon, seus principais sintomas e os fatores de risco. Continue a leitura!

A doença diverticular do cólon e seus sinais
Para entender o que é a doença diverticular do cólon, é preciso deixar claro que ela não deve ser confundida com outras condições, como a diverticulose e a diverticulite .

A diverticulose é o nome dado à presença dos divertículos no intestino grosso, que são aquelas saculações de que falamos acima.

A condição é mais comum a partir dos 50 anos de idade, sendo que os pacientes são assintomáticos. Frequentemente, os divertículos são achados em exames de rastreamento do câncer colorretal .

Quando o paciente começa a manifestar algum sintoma , a condição passa a se configurar como a doença diverticular do cólon. Os principais sintomas são:

Dor abdominal;
Desconforto na fossa ilíaca esquerda;
Alterações no hábito intestinal;
Sensação de gases;
Evacuação incompleta.
Com a evolução da doença diverticular do cólon, alguns pacientes podem ter crises de inflamação dos divertículos. Trata-se de uma complicação da doença , chamada de diverticulite aguda.

Nas crises, o paciente pode apresentar:

Dor intensa na fossa ilíaca esquerda;
Dor à palpação;
Parada das evacuações;
Febre;
Mal-estar.
Geralmente, são esses episódios de crise que levam o paciente a procurar um pronto-socorro. A maioria dos casos não é grave, podendo ser tratados com antibióticos e analgésicos .

Contudo, em alguns casos podem ser necessárias intervenções médicas, como internação hospitalar, drenagem ou até mesmo cirurgia .

Nos quadros mais graves e crônicos, em que ocorrem outras crises após o tratamento, o paciente pode apresentar estenose do cólon ou uma fístula entre o cólon e a bexiga.

Os fatores de risco da doença diverticular
Existem alguns fatores comumente associados ao surgimento da doença diverticular do cólon. São eles:

Idade: a condição é mais comum a partir dos 50 anos.
Dieta: uma alimentação pobre em fibras é considerada um dos principais fatores de risco para a doença.
Constipação: com a constipação intestinal ou fezes muito duras, o paciente faz muito esforço, o que aumenta a pressão no cólon e ocasiona a formação dos divertículos.
Obesidade e sedentarismo: pouca prática de atividade física e peso acima do normal podem estar relacionados à formação dos divertículos, aumentando, assim, o risco de desenvolver a doença diverticular.
Agora que você já sabe o que é doença diverticular do cólon, caso note algum sintoma, é importante consultar um especialista . Vale reforçar também que ela é, na maioria das vezes, assintomática , e não deve ser confundida com a diverticulite.